domingo, 17 de abril de 2011

A tecnologia e a aprendizagem

  • Atualmente a informática está presente em quase todos os momentos de nossas vidas, e na educação, não é diferente. Cada vez mais está invadindo e fazendo os professores usar a informática como instrumento para melhorar e motivar o ensino-aprendizagem, com todo esse conhecimento o aluno torna-se apto a entrar no mercado de trabalho.
Mas também fico questionando se realmente os alunos aprendem mais e melhor ? e os alunos e os professores utilizam os programas educacionais para melhorar a aprendizagem?
Os recursos tecnológicos estimulam os estudantes a desenvolver habilidades intelectuais, alguns mostram mais interesse a aprender, entender ,a busca a descoberta, ficam mais autônomos , os professores chegam mais rápido as informações , fazendo com que os alunos interajam mais do que nas aulas tradicionais.
Não podemos mais separar a educação da informática , do uso das ferramentas tecnológicas, mas também temos que estar atentos a realidade em que estamos inseridos, onde muitos educando não tem acesso a tecnologia , não utilizam a internet , as Escolas não possuem laboratórios de informática, internet, e, ou, as que possuem muitas vezes estas maquinas não estão servindo para aumentar a aprendizagem realmente.
Aula 04 - AVA - Ensaio Teórico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem do nome

Em 02/12/1884 a Estrada de Ferro Rio Grande-Bagé foi inaugurada e com ela as seguintes estações: Marítima, Rio Grande, Junção, Quinta, Povo Novo, Pelotas, Teodósio, Capão do Leão, Cerrito, Cruz, Basílio, Erval, Cerro Chato, Lajeado, Nascente, Pedras Altas, José Sartori, Biboca, Candiota, Seival, Rio Negro, Quebracho, Santa Tereza e Bagé. O nome Rio Negro tinha origem no nome dado ao rio cujas nascentes ficam na região e cujo leito, ao passar por áreas de carvão, ficam com as águas escuras, logo que algum movimento se faz no fundo do rio. O carvão deu ao município o nome "Hulha" e a expressão "Negra", por ser muito escuro. Isto é o que diz a tradição. Não se sabe quem definiu este nome para substituir Rio Negro, como era chamada a região até os anos 40. Segundo o padre José Macke, o nome Hulha Negra foi instituído em 1945, em razão da instalação de uma usina termoelétrica, que não chegou a operar comercialmente. Outra razão da mudança de nome de Rio Negro para Hulha Negra é a de que havia no Paraná uma estação férrea também chamada Rio Negro. Como o trem era o meio pelo qual se encaminhavam encomendas, muitas delas acabavam parando em outro estado. Modernamente, o nome "hulha" associado a uma cor define o tipo de energia, embora negra não seja uma cor. Hulha branca, hulha verde, hulha azul, hulha violeta, hulha negra, energia que tem como fonte, a água, as marés, os ventos, o átomo e o carvão. Por este motivo, embora a tradição não tenha levado em consideração este conhecimento, parece interessante a versão atual, hulha negra, energia que tem origem no carvão. Quem nasce em Hulha Negra é hulhanegrense